E O Video Levou



Siga-nos no Twitter

Nossa comunidade no Facebook!


Faça login e tenha acesso completo
E-mail Senha


 Em: 

Barry Lyndon
(Barry Lyndon)





Barry Lyndon
compartilhe
facebook
twitter
Email





Sinopse

Um dos últimos filmes dirigidos pelo brilhante Stanley Kubrick, Barry Lyndon traz a história de vida do jovem Redmond Barry (Ryan O'Neal, de Love Story - Uma História de Amor e A Marca do Passado) e todas as experiências, boas e ruins, pela qual passa durante sua jornada. Baseado na obra de William Makapeace Thackeray.

A fita dupla é dividida em duas partes pelo próprio diretor. Na primeira hora de filme é apresentado o pano de fundo: Reino Unido, século XVIII, a Irlanda está sendo invadida pelo exército francês e o jovem Barry é ainda um inexperiente camponês que vive com a mãe.

Eis que surge o primeiro amor: sua prima Nora Brady (Gay Hamilton). A moça, ousada, provoca o primo e aguça sua obsessão. Chega então à cidade as tropas do exército inglês e junto com elas o capitão John Quin (Leonard Rossiter, de A Pantera Cor-de-rosa e 2001, Uma Odisséia no Espaço) por quem Nora se interessa.

Para a infelicidade de Barry os dois resolvem se casar, mas ele está disposto a lutar por seu amor a qualquer custo e desafia o capitão para um duelo. Os irmãos da noiva, junto com Quin armam uma armadilha e deixam o jovem pensar que matou o capitão e é obrigado a fugir.

Começa a viagem de Barry rumo ao mundo real. Logo no primeiro dia é assaltado e sem nenhum pertence, com medo de ser preso, alista-se no exército. Depois de muito tempo nas batalhas decide fugir e vira soldado das tropas da Prússia (aliada do Reino Unido na guerra contra a França).

Os primeiros meses não são nada bons para Barry, mas ele salva a vida do capitão Potzdorf (Hardy Kruger, de Hatari! e Uma Ponte Longe Demais) durante uma batalha e, como recompensa, torna-se, seu braço direito. Cinco anos se passam, até que ele é escolhido para espionar o Chevalier de Balibari (Patrick Magee, de Carruagens de Fogo e Laranja Mecânica), um jogador desonesto.

Mas o Chevalier e Barry se tornam amigos e ele mantém a vida dupla, entre fornecer falsas informações a Potzdorf e fingir ser empregado do Chevalier, por um bom tempo. Numa das viagens que faz à Bélgica, conhece a jovem e bela Lady Lyndon (Marisa Berenson, de Cabaret e Morte em Veneza), condessa de Lyndon, viscondessa da Inglaterra e baronesa da Irlanda, que é casada com um homem bem velho.

Barry se encanta com a moça, porém não é só a beleza que importa nesse momento, o jovem camponês se tornou ambicioso e Lady Lyndon tem o que ele procura: dinheiro. Quando a condessa perde o marido, ambos decidem-se casar, começa então a segunda parte da vida de Barry, Redmond Barry deixa de existir e passa a dar lugar a Barry Lyndon. Nesta parte é apresentada sua ascensão seguida do declínio.

Lady Lyndon já possui um filho de seu primeiro casamento, Lord de Wendover (André Morell), o qual não concorda com a união da mãe a um explorador como Barry. Principalmente quando o filho do casal nasce e todas as atenções são voltadas para essa criança.

Os primeiros anos de casado são perfeitos; tudo o que sempre quis (artigos de luxo, belas mulheres, iguarias deliciosas e bebidas finissimas), ao alcance das mãos. Porém o dinheiro não dura para sempre e a obediência de um adolescente também não.

Lord de Wendover desafia o padrasto na frente de convidados da família e é expulso de casa. Após este acontecimento a vida de Barry começa a se deteriorar. Tudo o que possuía e prezava escapa de suas mãos: ele termina como começou, pobre e sozinho, contando apenas com sua mãe.

Prêmios: Indicado a sete Oscar, dentre eles os de Melhor Filme e Melhor Diretor, acabando por conquistar quatro estatuetas: Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Tema Musical.
Ficha Tecnica
País: Estados Unidos
Gênero: Clássico
Ano de produção: 1975
Duração: 183 Min.
Censura: Livre
Áudio: Inglês
Legendas: Inglês / Português / Espanhol
Distribuidor: Magna Film
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Ryan O'neal, Marisa Berenson, Patrick Magee, Diana Koerner



 








© Copyright - Centro de entretenimento E O Vídeo Levou
Rua Itaboraí, 550 - Jardim Botânico - Porto Alegre/RS
Tele-entrega: (51)3330-8733