E O Video Levou



Siga-nos no Twitter

Nossa comunidade no Facebook!


Faça login e tenha acesso completo
E-mail Senha


 Em: 

A.I. - Inteligencia Artificial
(Artificial Inteligence: A.I.)





A.I. - Inteligencia Artificial
compartilhe
facebook
twitter
Email





Sinopse

Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das colatas polares da Terra, fazendo com que boa parte das cidades litorâneas do planeta fiquem parcialmente submersas. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton (Haley Joel Osment), que irá passar por uma jornada emocional inesquecível.


Curiosidades
- Stanley Kubrick manteve o desejo de rodar A.I. por 20 anos, tendo inclusive testado sem sucesso alguns robôs-atores que fariam o personagem principal do filme. Kubrick teve a idéia de utilizar robôs devido à sua demora em concluir seus filmes. Segundo ele mesmo, caso dirigisse o filme o ator principal começaria as filmagens com 7 anos e terminaria com idade para tirar a carteira de motorista.

- Sabendo de sua demora em concluir um filme, Kubrick passou então a contactar Steven Spielberg para que ele pudesse realizar A.I.. A escolha por Spielberg ocorreu logo após o lançamento de Jurassic Park, que fez com que Kubrick acreditasse que ele fosse o diretor ideal para levar o filme às telas, já que era preciso um grande número de efeitos especiais para que ele fosse realizado.

- A partir de então, Kubrick e Spielberg passaram a manter contatos constantes sobre o projeto através de fax, até que Spielberg decidiu que não era ele quem deveria realizar o filme mas sim o próprio Stanley Kubrick.

- Era intenção do diretor Stanley Kubrick rodar A.I. Inteligência Artificial logo após a conclusão das filmagens de De Olhos Bem Fechados, em 1999. Porém, o diretor faleceu antes de dar início ao processo de pré-produção do filme, deixando apenas um tratamento feito por ele para o conto "Super-Toys Last All Summer Long", que serviria como base para o roteiro de A.I. Após o falecimento de Kubrick, o diretor Steven Spielberg resolveu por encampar o projeto, já que vinha conversando com Kubrick sobre este novo filme, e resolveu realizá-lo tendo por base exatamente o tratamento escrito por Kubrick e as notas deixadas por ele, antes de falecer, sobre como pretendia fazer A.I.

- Antes de A.I. Inteligência Artificial, a última vez em que Steven Spielberg assinou o roteiro de um filme dirigido por ele mesmo foi em 1977, com Contatos Imediatos de Terceiro Grau.

- O ator Haley Joel Osment recebeu um salário de US$ 2 milhões por sua participação em A.I. Inteligência Artificial.

- O termo inteligência artificial foi cunhado em 1956 pelo pesquisador americano John McCarthy durante o primeiro evento dedicado ao assunto, a Conferência de Dartmouth, nos EUA. Em 1985, o americano Marvin Minsky publicou o livro "The Society of Mind", que relaciona a inteligência artificial ao desenvolvimento de uma criança. Mas os avanços se revelaram mais lentos que o teorizado nos livros.

- A.I. Inteligência Artificial foi á distribuído nos Estados Unidos pela Warner Bros. e no restante do planeta pela DreamWorks.

Premiações
- Recebeu 2 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Trilha Sonora.

- Recebeu 3 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Jude Law) e Melhor Trilha Sonora.

- Recebeu uma indicação ao BAFTA, na categoria de Melhores Efeitos Especiais.

- Ganhou o prêmio de Melhor Ator (Haley Joel Osment) no Prêmio Adoro Cinema 2001.

- Ganhou o Prêmio Adoro Cinema 2002 de Melhor Banner de Promoção, além de ter sido indicado na categoria de Melhor DVD.
Ficha Tecnica
País: Estados Unidos
Gênero: Ficção
Ano de produção: 2001
Duração: 146 Min.
Censura: Livre
Áudio: Inglês
Legendas: Inglês / Português / Espanhol
Produtora: Warner Home Vídeo
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Ben Kingsley, Brendan Gleeson, William Hurt, Jude Law, Haley Joel Osment, Frances O'connor



 








© Copyright - Centro de entretenimento E O Vídeo Levou
Rua Itaboraí, 550 - Jardim Botânico - Porto Alegre/RS
Tele-entrega: (51)3330-8733